Importância do SEO no marketing digital: como os esforços de marketing digital melhoram o ranking de sites

Qualquer pessoa que possua um site ou simplesmente curiosa, ouviu ou leu o termo SEO. Otimização para mecanismos de busca ou SEO tem como objetivo fazer com que seu site apareça na primeira ou na segunda página de um mecanismo de busca. 
Qualquer usuário da internet, quando ele entra em uma consulta e a pesquisa no Google, retorna 53.000.000 de sites pesquisados ​​em 2,5 segundos. O que interessa ao usuário que inseriu a consulta? Para ver os resultados dos sites exibidos na primeira página. Ele visitará alguns sites e, se o conteúdo não for o que ele procura, ele irá para a segunda página e estudará os resultados. Se ele ainda não conseguir encontrar informações relevantes, ele mudará as palavras de sua consulta. Ele não vai ver os resultados na terceira página ou rolar por todos os resultados que o Google retornou. 
Atingir esse ranking nas páginas superiores do SERP (páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa) é o cerne do trabalho do SEO.

Papel do SEO

Conseguir que seu site fique visível na primeira ou na segunda página da SERP (página de resultados dos mecanismos de pesquisa) é o trabalho do SEO. Existem várias estratégias e ferramentas que os SEOs usam na otimização do site para que ele apareça na primeira ou na segunda página. Para citar algumas ferramentas usadas na otimização de um site, são; 
  • conteúdo web
  • Palavras-chave
  • Densidade de palavras-chave
  • Backlinks 
O conteúdo da Web e as palavras-chave são os principais fatores considerados pelos SEOs. O motivo é muito simples; Os mecanismos de pesquisa rastreiam o conteúdo em páginas da Web, e não em imagens e vídeos. O rastreador calcula se o conteúdo tem informações suficientes sobre o que o site está vendendo. 
Se a qualidade das informações for boa, o site terá uma classificação mais alta em seu nicho no mercado de internet. O rastreador determina isso indexando o uso de palavras-chave nas páginas da web. 
Os SEOs sugerem palavras-chave para os criadores de conteúdo usarem ao escrever o conteúdo. Ao mesmo tempo, alertam o escritor para não usar palavras-chave em excesso. Lembre-se, os mecanismos de pesquisa são inteligentes; se descobrirem que uma palavra-chave foi "recheada" em uma página da web, ela será marcada como recheio ou spam. 
Os resultados do uso excessivo de palavras-chave também podem ter efeitos adversos graves no site. Um site pode desaparecer da internet por causa de spam. 
Se você observar as principais ferramentas de SEO, todas elas serão focadas em palavras-chave, incluindo verificador de classificação de palavras-chave, verificador de densidade de palavras-chave, ferramenta de pesquisa de palavras-chave e analisador de palavras-chave ao vivo, etc. Por que? É o uso adequado de palavras-chave que leva o Google e outros mecanismos de pesquisa a classificar sites.  
Há muito debate em torno de backlinks. Suficiente para dizer boa autoridade, os backlinks afetam a classificação de um site. É a qualidade e não o número de links que contam. 

Marketing digital 

A internet abriu um mercado totalmente novo: Marketing Digital. Os profissionais de marketing tiveram que mudar suas estratégias de marketing para se adaptarem aos locais abertos pelo marketing digital. As ferramentas comuns de marketing digital em voga são;
  • Ferramentas de marketing de conteúdo
  • Plataformas de mídia social
  • Ferramentas de marketing por email
  • Blogging

Marketing de conteúdo: 

A intenção de criar um site é vender seu produto ou serviço. Portanto, o conteúdo deve ser muito bom para atrair visitantes a visitar seu site e fazer compras nele. Alta resolução e imagens nítidas de produtos também afetam os visitantes. Um visitante deseja ler a descrição e ver uma imagem do produto que deseja vender. 

Mídia social: 

Esta é a mais recente plataforma digital para venda. Você acessa o Facebook, Twitter, Instagram e outras plataformas de mídia social e verá produtos de seu interesse em um dos painéis das mídias sociais que está usando. Os operadores de mídia social são inteligentes e monitoram o interesse de um usuário e exibem anúncios que os interessam. Por exemplo, se seu interesse for em viagens, você verá anúncios de resorts de férias, cruzeiros e anúncios relacionados a viagens na sua página do Facebook. 

Marketing de email:

Esta é uma das mais antigas ferramentas de marketing digital. Você precisa obter os endereços de e-mail dos clientes pretendidos, entrar em contato com eles e convidá-los a visitar seu site. O email deve ser bem estruturado e direto ao ponto. Ele deve fornecer informações suficientes para atrair o destinatário a visitar seu site, e você pode fazer isso facilmente fornecendo um link para seu site a partir do email.

Blogging:

SEOs e profissionais de marketing digital precisam contratar blogueiros de alta qualidade que darão uma opinião convincente que seduzirá os visitantes a visitar seu site. Os blogueiros compartilham suas opiniões e, se elogiarem um site, o tráfego no site aumentará.

Profissionais de marketing digital e de SEO devem trabalhar em harmonia

Projetar o site requer conhecimento. Tanto os profissionais de marketing digital quanto os profissionais de marketing digital precisam trabalhar juntos para levar os visitantes a visitar, navegar e comprar. O site deve ser fácil de navegar; produtos ou serviços devem ser adequadamente classificados. Os anúncios não devem sobrecarregar as páginas. O visitante deve levar alguns cliques para encontrar o produto que está procurando. 
Os profissionais de marketing digital precisam trabalhar em conjunto com os SEOs para maximizar as possibilidades de vendas em potencial através de todas as possibilidades disponíveis. 

Bottom Line

A internet está se expandindo e evoluindo constantemente. Novos locais de venda continuam aparecendo, que os profissionais de marketing digital precisam aprender a usar. Sem os esforços concentrados do SEO e do profissional de marketing digital, um site não chegará a lugar algum, pois a concorrência neste mercado gratuito para todo o mercado é acirrada. 
O TikTok é o mais recente aplicativo de vídeo de mídia social viral em smartphones, e não demorará muito para que profissionais de marketing digital inteligentes comecem a usá-lo para aumentar as vendas.