Última atualização em 14 de março de 2019 às 05:16

Nas últimas semanas, vários SEOs especularam que o Google poderia ter lançado atualizações de algoritmos sem aviso prévio, especialmente durante o início de março. Enquanto as flutuações de classificação estavam presentes, não foi até o último anúncio do Google que confirma que realmente houve uma grande atualização do algoritmo.
Conforme anunciado na conta do Twitter do Google Search Liaison , uma atualização do algoritmo do núcleo do conselho foi lançada em 12 de março de 2019, que ocorreu mais ou menos na mesma época em que uma grande atualização foi lançada no ano passado. Aqui estão os nossos pensamentos sobre a última atualização e como ela pode afetar seu tráfego e suas estratégias durante os próximos meses.

Num relance

Embora o Google tenha confirmado que uma atualização foi lançada, os detalhes que eles forneceram são vagos quanto a quais alterações foram feitas e que tipo de sites será afetado. Devido à Atualização de Medicamentos do Google do ano passado, muitos SEOs estão agora a acompanhar quaisquer flutuações de classificação massivas em vários sites da indústria, uma vez que a maioria dos Web sites registou ganhos e quedas de tráfego em massa durante esse período de tempo.

A atualização do algoritmo atual é uma das atualizações de rotina do Google que visam trazer mudanças específicas, que podem afetar os rankings e o tráfego de sites. Além disso, o Google também afirmou que algumas das mudanças visam beneficiar páginas que são "pouco recompensadas", o que indica que vários sites devem experimentar um aumento significativo em seus rankings e tráfego.

Efeitos significativos

Embora essa atualização possa não ser tão grande quanto a Atualização de Medicamentos do Google, ainda podemos experimentar avanços significativos em algumas das palavras-chave que estamos rastreando. Embora a atualização tenha sido anunciada apenas em 12 de março, notamos flutuações significativas durante a última semana de fevereiro até a primeira semana de março, o que supostamente significa que a atualização já pode estar em funcionamento durante esse período. Ao verificar esse período de tempo, um dos resultados mais significativos foi ver uma palavra-chave passar da classificação nas centenas para alcançar a segunda e a primeira página das SERPs.

Um bom número de nossas palavras-chave receberam impulsos em seus rankings, algumas até alcançando a primeira página do Google aparentemente em questão de dias. Esses sites são de uma variedade de setores, o que também pode significar que a atualização do algoritmo não tem como alvo indústrias específicas, em vez disso, recompensará sites que otimizaram seu conteúdo de acordo com os padrões EAT do Google.

Correções e otimização

Embora a atualização tenha ajudado muitos sites a aumentar os rankings, o Google afirmou que nenhuma correção seria feita em páginas que não funcionam tão bem quanto em outros sites. Isso pode confundir alguns SEOs que buscam otimizar seus rankings, já que identificar problemas seria um desafio, já que não há nenhum elemento específico que eles possam apontar diretamente e corrigir imediatamente.
Apesar do fato de que não há nenhuma correção específica apontada em relação à atualização, ainda é uma estratégia viável continuar melhorando seu conteúdo , a fim de gerar mais tráfego que possa impulsionar seus rankings. Também é importante monitorar todos os sites que você lida constantemente, especialmente se você tiver sites de várias indústrias, já que suas flutuações de classificação seriam muito diferentes umas das outras.
Também vale a pena olhar em seus sites que não estão bem classificados, apesar da presença de conteúdo de qualidade , pois eles podem obter um aumento de classificação muito necessário graças à atualização mais recente. Embora mais detalhes sobre a atualização possam surgir nas próximas semanas, é melhor seguir sua estratégia se você tiver experimentado mudanças positivas em seu ranking, além de encontrar novas maneiras de melhorar sua classificação também.

Principal Takeaway

Atualizações de algoritmo trazem uma série de novas alterações, com algumas dessas alterações não especificadas pelo Google. É por isso que o tráfego e as classificações durante o período dessas atualizações podem afetar muito seu site ou até mesmo não ter efeito algum. O Google sempre encontra novas maneiras de atualizar o algoritmo, e se o ano passado foi um indicador, espere uma série de atualizações durante o resto do ano.
Se você tiver dúvidas ou perguntas sobre atualizações de algoritmo ou SEO em geral, deixe um comentário abaixo e vamos conversar.