O Google tem um novo algoritmo de busca, o sistema usado para classificar todas as informações que possui quando você pesquisa e retorna com as respostas. É chamado de "Hummingbird" e abaixo, o que sabemos sobre isso até agora.

O que é um "algoritmo de busca"?
Esse é um termo técnico para o que você pode imaginar como uma receita que o Google usa para classificar os bilhões de páginas da Web e outras informações que possui, a fim de retornar o que acredita serem as melhores respostas.
O que é "Hummingbird?"
É o nome do novo algoritmo de busca que o Google está usando, que o Google diz que deve retornar melhores resultados.
Então esse algoritmo "PageRank" está morto?
Não. O PageRank é um dos mais de 200 "ingredientes" principais que entram na receita do Hummingbird. O Hummingbird analisa o PageRank - como os links importantes para uma página são considerados - juntamente com outros fatores como se o Google acredita que uma página é de boa qualidade, as palavras usadas nela e muitas outras coisas (veja nossa  Tabela Periódica de Fatores de Sucesso SEO  para um melhor sentido de alguns destes).
Por que é chamado de beija-flor?
O Google nos disse que o nome vem de ser "preciso e rápido".
Quando o Hummingbird começou? Hoje?
O Google começou a usar o Hummingbird há cerca de um mês. O Google anunciou apenas a mudança hoje.
O que significa que o Hummingbird agora está sendo usado?
Pense em um carro construído nos anos 50. Pode ter um ótimo motor, mas também pode ser um motor que não tem nada como injeção de combustível ou ser incapaz de usar combustível sem chumbo. Quando o Google mudou para o Hummingbird, é como se ele deixasse o mecanismo antigo fora do carro e o colocasse em um novo. Ele também fez isso tão rapidamente que ninguém notou a mudança.
Quando foi a última vez que o Google substituiu o algoritmo dessa maneira?
O Google se esforçou para lembrar quando ocorreu qualquer tipo de mudança importante como essa. Em 2010, a “ Atualização de cafeína ” foi uma grande mudança. Mas essa também foi uma mudança destinada principalmente a ajudar o Google a reunir informações (indexação) em vez de classificar as informações. O chefe de buscas do Google, Amit Singhal, me disse que talvez 2001, quando ele entrou para a empresa pela primeira vez, foi a última vez em que o algoritmo foi reescrito de forma tão dramática.
E sobre todos esses pinguins, pandas e outras “atualizações” - essas mudanças não foram feitas no algoritmo?
Panda , Penguin  e outras atualizações foram mudanças em partes do algoritmo antigo, mas não uma substituição completa do todo. Pense nisso de novo como um motor. Essas coisas eram como se o motor recebesse um novo filtro de óleo ou tivesse uma bomba melhorada colocada. O Hummingbird é um novo motor, embora continue a usar algumas das mesmas partes do antigo, como Penguin e Panda.
O novo motor está usando peças antigas?
Sim. E não. Algumas das partes são perfeitamente boas, então não havia razão para jogá-las fora. Outras partes estão sendo constantemente substituídas. Em geral, o Hummingbird - diz o Google - é um novo mecanismo construído em peças novas e existentes, organizado de maneira a atender especialmente às demandas de pesquisa de hoje, em vez de um criado para as necessidades de dez anos atrás, com as tecnologias anteriores .
Que tipo de atividade de pesquisa “nova” o Hummingbird ajuda?
Pesquisa de conversação " é um dos maiores exemplos que o Google deu. As pessoas, quando falam em pesquisas, podem achar mais útil ter uma conversa.
"Qual é o lugar mais próximo para comprar o iPhone 5s em minha casa?" Um mecanismo de busca tradicional pode se concentrar em encontrar correspondências para palavras - encontrar uma página que diz "comprar" e "iPhone 5s", por exemplo.
Beija-flor deve focar melhor o significado por trás das palavras. Pode entender melhor a localização real da sua casa, se você tiver compartilhado isso com o Google. Pode entender que "lugar" significa que você quer uma loja de tijolo e argamassa. Pode acontecer que o “iPhone 5s” seja um tipo particular de dispositivo eletrônico carregado por certas lojas. Conhecer todos esses significados pode ajudar o Google a ir além de apenas encontrar páginas com palavras correspondentes.
Em particular, o Google disse que o Hummingbird está prestando mais atenção a cada palavra em uma consulta, garantindo que toda a consulta - toda a frase ou conversa ou significado - seja levada em conta, em vez de palavras específicas. O objetivo é que as páginas que correspondam ao significado sejam melhores, em vez de as páginas corresponderem apenas a algumas palavras.
Eu pensei que o Google já fizesse essas buscas por conversas!
Ele o faz (veja  a impressionante "Conversational Search" do Google , Goes Live On On Chrome ), mas ele só o fazia realmente dentro de suas respostas do Knowledge Graph. O Hummingbird é projetado para aplicar a tecnologia de significado a bilhões de páginas de toda a web, além de fatos do Knowledge Graph, que podem trazer melhores resultados.
Isso realmente funciona? Qualquer antes e depois?
Nós não sabemos Não há como fazer um “antes e depois” nós mesmos agora. Basicamente, só temos a palavra do Google de que o Hummingbird está melhorando as coisas. No entanto, o Google ofereceu alguns exemplos de antes e depois, que mostram melhorias no Hummingbird.
Uma pesquisa de “prescrição de refluxo ácido” costumava listar muitos medicamentos (como este , segundo o Google), que podem não ser necessariamente a melhor maneira de tratar a doença. Agora, o Google diz que os resultados têm informações sobre o tratamento em geral, inclusive se você precisa de drogas, como essa,  como uma das listagens.
Uma busca por "pagar suas contas através do banco de cidadãos e do banco de confiança" costumava abrir a home page do Citizens Bank, mas agora deve retornar a página específica  sobre como pagar contas
Uma busca por “pizza hut calorias por fatia” costumava listar uma resposta como essa , disse o Google, mas não da Pizza Hut. Agora, ele lista essa resposta diretamente da própria Pizza Hut, diz o Google.
Poderia estar piorando o Google?
Quase certamente não. Embora não possamos dizer que o Google melhorou, sabemos que o Hummingbird - se de fato já foi usado no mês passado - não despertou nenhuma onda de consumidores reclamando que os resultados do Google ficaram ruins de repente. As pessoas reclamam quando as coisas pioram; eles geralmente não percebem quando as coisas melhoram.
Isso significa que o SEO está morto?
Não, o SEO ainda não está morto . Na verdade, o Google está dizendo que não há nada de novo ou SEOs diferentes ou editores precisam se preocupar. A orientação permanece a mesma, diz: tenha conteúdo original e de alta qualidade. Sinais que foram importantes no passado continuam importantes; O Hummingbird permite que o Google os processe de maneiras novas e esperançosamente melhores.
Isso significa que vou perder tráfego do Google?
Se você não tem no mês passado, bem, você veio através do Hummingbird ileso. Afinal, foi ao ar há cerca de um mês. Se você tivesse problemas com isso, já teria sabido.
De um modo geral, não houve nenhum grande clamor entre os editores de que eles perderam rankings. Isso parece apoiar o Google dizendo que isso é muito mais um efeito de consulta por consulta, um que pode melhorar determinadas pesquisas - particularmente as complexas - em vez de algo que atinge termos “diretos” que podem, por sua vez, causar grandes mudanças no tráfego.
Mas eu perdi tráfego!
Talvez tenha sido devido ao Hummingbird, mas o Google enfatizou que também pode ser devido a algumas das outras partes de seu algoritmo, que estão sempre sendo alteradas, ajustadas ou melhoradas. Não há como saber.
Como você sabe tudo isso?
O Google compartilhou um pouco disso em seu evento de imprensa hoje , e depois conversei com dois dos principais executivos de pesquisa do Google, Amit Singhal e Ben Gomes, após o evento para obter mais detalhes. Também espero fazer uma análise mais formal das mudanças dessas conversas no futuro próximo. Mas, por enquanto, espero que você tenha achado essas perguntas rápidas baseadas nessas conversas úteis.
Aliás, outro termo para as conexões de “significado” que o Hummingbird faz é “pesquisa de entidade”, e nós temos um painel inteiro sobre isso em nosso show de marketing de busca da SMX East em Nova York, na próxima semana. A  sessão “Revolução de Pesquisa de Entidade” é parte de toda uma faixa de “Busca Semântica”, que também mostra como os mecanismos de busca estão descobrindo significados por trás das palavras. Saiba mais sobre a faixa e todo o programa na página da agenda .
Postscript: Veja nossa história de acompanhamento,  o Hummingbird Takes Flight do Google: SEOs dá uma visão sobre o novo algoritmo do Google .