Como estrategista de SEO, seria bom ter ótimas ferramentas à nossa disposição. Eu já falei sobre o Netpeak e devo dizer que vale a pena mencionar suas atualizações de ferramentas, especialmente com algo tão grande quanto isso. A importância do orçamento de rastreamento e do domínio para SEO é imponente, com o mundo digital acelerado exigindo que sejamos vigilantes, especialmente para a otimização no local.

Hreflang é algo que você deve prestar atenção, mesmo se estiver operando um site que atualmente não possui outras versões, porque você precisa pensar muito. E se sua empresa puder se ramificar para outro país? É melhor estar preparado.
Essa é uma das razões pelas quais a atualização do Netpeak Spider 3.5 é algo que você precisa conferir. Abordaremos três grandes alterações e explicaremos como configurar esses recursos no rastreador e tirar o máximo proveito deles.

Análise Hreflang

Esse recurso será útil para especialistas que trabalham com sites multilíngues. Se você lida com muitos problemas, provavelmente tem algum tipo de dor de cabeça. Até John Mueller sugeriu que o hreflangs é um dos aspectos mais complexos do SEO.
Portanto, na atualização mais recente, a equipe do Netpeak Software implementou uma análise abrangente do hreflang. Para ativá-lo, vá para a guia 'Avançado' das configurações e marque a caixa de seleção 'Hreflang'. Depois de marcar, o Netpeak Spider rastreará todos os links dos atributos hreflang e os incluirá na tabela principal.
Como exemplo de como funciona, analisaremos um site da apple.com porque eles têm muitos hreflangs. Vá para a guia Parâmetros na barra lateral e ative os parâmetros hreflang no grupo 'Head Tags'. O Spider coleta esses dados das páginas da web e os adiciona à tabela como de costume.
Com base nesses dados, você pode identificar nove novos problemas. Por exemplo, hreflangs inconsistentes com o código do idioma nos URLs de confirmação, o que significa que o código do idioma do URL de destino não é consistente com o código do idioma dos links hreflang recebidos. A aranha mostrará esse problema e mais oito deles. E se você deseja obter todos os dados de uma vez sem filtrar por um problema específico, pode exportar relatórios extragrandes com todos os URLs do hreflang e resumo do hreflang.

Rastreamento de vários domínios

O próximo recurso é o rastreamento de vários domínios. Anteriormente, se você queria rastrear vários sites, poderia rastrear um por um. Ainda assim, levou tempo para executar esta tarefa. A partir do Netpeak Spider 3.5, todos os usuários que possuem um plano PRO poderão rastrear muitos domínios em um projeto.
Adicione vários domínios à tabela (da área de transferência, arquivos diferentes ou apenas insira manualmente) e, em seguida, vá para as configurações → guia Geral → Ativar rastreamento de vários domínios. O Netpeak Spider rastreará todos os domínios que você adicionou nas partes mais profundas deles.
Por exemplo, existem 24 domínios que rastreamos e temos 800 mil páginas no total. Na verdade, ele pode ser usado para encontrar todos os links quebrados em domínios confiáveis ​​para executar a criação de links quebrados . Ou talvez você queira procurar algum tipo de domínio eliminado: nesse caso, você pode encontrar todos os links externos desses sites e exportá-los para o Netpeak Checker e descobrir quando eles expiram.
Ou, se você estiver procurando detalhes de contato, a partir de agora, poderá rastrear todas as páginas dos sites no Netpeak Spider, transferir esses URLs para o Netpeak Checker e usar o localizador de detalhes de contato para obter todos os emails e números de telefone.
O rastreamento de vários domínios é um recurso para profissionais reais; é por isso que a equipe do Netpeak Software o adicionou ao plano PRO do Netpeak Spider.

Integração com Yandex.Metrica

O terceiro recurso é a integração com o Yandex.Metrica. É um sistema de análise muito popular para sites nos países da Europa Oriental. A propósito, o Netpeak Spider é a única ferramenta de SEO para desktop integrada a ele. Esse recurso funciona da mesma forma que a integração do Google Analytics.
Para usá-lo, você deve ir para a guia Yandex.Metrica, adicionar sua conta Yandex e começar a obter dados para o segmento, período ou dispositivo necessários. Ah, e não há amostragem, para que você possa obter informações completas sobre os visitantes, conversões etc. por qualquer período de tempo.


Com base nesses dados, você pode identificar três problemas:
  1. Taxa máxima de rejeição
  2. Páginas compatíveis sem tráfego
  3. Páginas não compatíveis com tráfego
Existem também alguns diagramas no painel do aplicativo e relatórios na guia Visão geral, onde você pode encontrar todas as páginas que obtiveram ou não tráfego. Você também pode obter este relatório em formato PDF para fins de documentação.

Takeaway chave

A ferramenta Netpeak Spider possui três novos grandes recursos: análise abrangente dos hreflangs, rastreamento de vários domínios e integração com o Yandex.Metrica.
Também gostaríamos de convidá-lo a experimentar o Netpeak Spider também (use uma avaliação gratuita de 14 dias), e aqui está um código promocional útil para 10% de desconto: seohacker.