Como usuário de computador, seja um desktop, laptop, tablet ou smartphone, você tem alguns grandes medos. Um em que o dispositivo morreria repentinamente; em segundo lugar, os aplicativos mais usados ​​travariam; e o terceiro é que o dispositivo ficaria sem espaço de armazenamento.

Vimos requisitos de espaço de armazenamento saltando de MBs para GBs e agora TB. Qual o proximo? 
Imagine esse cenário: você tem um dispositivo que possui uma tela de exibição, um teclado, um processador rápido e escaldante e se conecta à Internet. Você não precisa se preocupar com aplicativos travando e ficando sem espaço de armazenamento. Fantástico, não é? 
Este é o futuro da computação, e se chama Cloud Computing. Não, não olhe para o céu para ver se há uma nuvem que tem seus aplicativos e dados armazenados nela. Nuvem na computação em nuvem é apenas uma metáfora. Foi cunhado pela primeira vez em uma revista interna da Compaq.
Basicamente, começou oferecendo um backup de arquivos, documentos e aplicativos importantes. Um usuário pode acessar todas as informações importantes de qualquer lugar usando qualquer dispositivo.  

Breve história da computação em nuvem?

O que é computação em nuvem? Você pode se deparar com esse termo, mas não tem certeza do que significa e como isso afetará o mundo dos computadores como o conhecemos. Não é uma tecnologia totalmente nova; sua primeira menção foi em 1977 pela ARPANET e CSNET em 1981, ambos antecessores da internet. Foi popularizado pela Amazon.com em 2006, quando lançou o Elastic Compute Cloud.

Escalada da computação em nuvem

Telefones, tablets, laptops e desktops Android têm capacidade de armazenamento limitada. Se você deseja aumentar o espaço de armazenamento, é necessário pagar para obter um disco rígido ou cartão de memória maior. Eles também têm um limite. Basta armazenar 500 fotos favoritas, alguns filmes e você voltará à estaca zero. Você ficará sem espaço de armazenamento!
Hoje, os usuários não apenas armazenam documentos importantes, mas sua sede por armazenar vídeos, músicas, filmes e outras parafernálias digitais disparou. Hoje, até 100 GB parecem ser míseros de armazenamento para um usuário. 
É aqui que a computação em nuvem é útil; você pode se inscrever e comprar espaço de armazenamento e, se precisar de mais espaço, pague mais e sua capacidade de armazenamento será aumentada. Você não precisa comprar um disco rígido maior ou um cartão de memória e transferir todas as suas recordações. 
Uma boa solução de armazenamento em nuvem salvará e manterá todos os seus aplicativos, documentos importantes, fotos, vídeos e todos os dispositivos que você usa em sincronia. Tudo o que você precisa é conectar-se à Internet a partir de qualquer dispositivo, em qualquer lugar, e começar seu trabalho de onde parou.

Como funciona a computação em nuvem?

Os provedores de serviços de computação em nuvem criaram centros de computação em várias localizações geográficas em todo o mundo. Esses centros possuem computadores de última geração, com enormes capacidades de armazenamento e várias conexões à Internet por fibra óptica. Eles se espelham e permanecem conectados um ao outro 24/7. Se, por qualquer motivo, um site for desativado, outro assume o trabalho sem problemas. 
Basta pensar por um momento, o Facebook tem milhões de usuários espalhados por todo o mundo. Você acha que o Facebook poderia gerenciar todas as solicitações de usuários de apenas um ou dois centros de informática? O Google tem milhões de usuários inserindo consultas a cada minuto. Eles nunca poderiam lidar com esse tráfego usando um ou dois computadores enormes.  
A computação em nuvem se tornou a única solução viável para eles.

Impacto da computação em nuvem nas organizações multinacionais

Empresas globais com filiais espalhadas por todo o mundo dependiam de seus próprios departamentos de informática para lidar com os requisitos de computação. Com os requisitos de atualizar constantemente seu hardware e empregar equipe de TI para executar e gerenciar esses centros, costumava custar muito. 
A computação em nuvem proporcionou um grande alívio ao fornecer uma solução econômica para usuários corporativos. Agora, todos os seus aplicativos, dados e requisitos de usuário são gerenciados pela computação em nuvem, e as empresas não precisam mais se preocupar em investir continuamente na atualização de hardware. 
A terceirização de serviços de informática liberou essas organizações de todas as dificuldades de gerenciar seus centros de informática internos. 

Melhores soluções de computação em nuvem

Hoje, seja você um cliente corporativo ou um usuário comum de computador, você pode escolher uma solução de computação em nuvem que cubra facilmente seus requisitos atuais e futuros de computação. Se você é um usuário da Apple e todos os seus dispositivos são produtos da Apple, você pode escolher o iCloud, pois ele se integra perfeitamente a todos os produtos da Apple. O iCloud começa oferecendo apenas 5 GB, mas você pode atualizar facilmente seus requisitos de armazenamento. 
O Microsoft OneDrive é excelente para uma família que usa Windows, Mac, Android e iOS. Assim, todos podem usar o mesmo armazenamento para todos os seus dispositivos. 
Então, é claro, existe o Google One. Oferece 15 GB de espaço livre e você pode se inscrever para aumentar seus requisitos de armazenamento. 
Há vários provedores de serviços de computação em nuvem conhecidos. Selecionar aquele que atenda às suas necessidades depende do nível de serviço desejado e quanto você está disposto a pagar por isso. Lembre-se de que todos os serviços de computação em nuvem têm seus prós e contras; portanto, leia as letras pequenas antes de se inscrever.

Bottom Line

A computação em nuvem será a melhor solução de computação em um futuro previsível, e o que ela oferece é muito bom. Isso evita que você carregue um laptop e, se estiver confortável com um smartphone, não precisará carregar nenhum outro dispositivo. 
Desde que você esteja conectado à Internet, todos os seus requisitos digitais estarão ao seu alcance. Conecte-se, faça login e continue. Esse é o futuro da computação em nuvem.